De 18 a 25 de setembro celebramos a Semana Nacional de Trânsito. Pensando nisso, o Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito GT CIPA POLO – COFIC elegeu uma campanha inovadora para disseminar para as unidades do Polo Industrial de Camaçari que está causando repercussão mundial em 2016.

Conheça Graham

Graham é uma escultura montada com silicone, fibra de vidro e cabelo humano. Esta figura que parece um alienígena é um “super-humano” que, segundo seus criadores, tem o corpo projetado para sobreviver aos acidentes mais graves. A escultura foi apresentada pela Comissão de Acidentes no Transporte (TAC) do governo do Estado de Victoria, na Austrália. Graham faz parte de uma campanha de educação de trânsito que tem o objetivo de conscientizar as pessoas para a fragilidade do corpo humano frente à violência dos impactos nos acidentes envolvendo humanos e veículos automotores. Uma equipe formada por uma artista plástica, um cirurgião especializado em traumas e um especialista em investigações de acidentes de trânsito, desenvolveu um ser que tem a cabeça forte como uma rocha, sem pescoço, pés fortes que parecem raízes de árvores e o peito enrugado com costelas reforçadas.

A Comissão de Acidentes no Transporte (TAC) apresenta como seria o corpo dos humanos se tivéssemos evoluído para suportar os impactos brutais de um acidente de trânsito

O crânio de Graham é forte e espesso, o pescoço parece ter se fundido ao tronco

Costelas mais fortes dão a Graham mais proteção para os órgãos. Ele também possui um peito inflável, que funciona como um airbag natural

Pernas fortes protegem Graham de fraturas e também permitem que ele pule para fora em situações perigosas

A escultura ficou em exposição na Biblioteca Estadual de Victoria até o dia 8 de agosto de 2016. Quem não pôde ir até a Austrália ver Graham ao vivo, pode entrar no site MeetGraham e fazer um tour, conhecendo os detalhes do corpo de Graham e o porquê das adaptações.


Semana Nacional de Trânsito – SNT 2016

Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro.

Por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o tema da Semana Nacional de Trânsito para 2016 é: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Diante da repercussão da campanha publicitária veiculada durante o Movimento Maio Amarelo em 2016 pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), é que este slogan foi mais uma vez, eleito para nortear as ações em todo o Brasil.

Leia nosso artigo no Maio Amarelo 2016

O tema acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito deste Departamento, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. Assim, o tema que utilizamos na campanha possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores). Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença!

O Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito GT CIPA POLO – COFIC nesta SNT 2016 está disponibilizando uma campanha educativa exclusiva para todas as unidades do Polo Industrial de Camaçari com o objetivo de conscientizar os usuários do complexo viário do Polo para a importância dos comportamentos seguros para a prevenção de acidentes de trânsito. Um polo mais seguro, só depende de nós!

Confira todas as nossas edições da Semana Nacional de Trânsito em outros anos:
Semana Nacional de Trânsito 2013
Semana Nacional de Trânsito 2014
Semana Nacional de Trânsito 2015

Fontes:

BBC NEWS
Comissão de Acidentes no Transporte – TAC
Denatran
MeetGraham
Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV

Deixe uma resposta