O Programa de Prevenção de acidentes de Trânsito GT – CIPA POLO promoveu campanha de prevenção de acidentes no mês de fevereiro com o tema: Cruzamentos de vias.

Segundo o relatório de estatísicas do GT no Cofic uma parte significativa dos acidentes automobilísticos nas vias que alimentam o Complexo Industrial de Camaçari se encontram em rotatórias. Devido ao grande número de vias que integram o sistema Polo, muitos condutores confudem acessos, erram percursos, ou tentam corrigir as rotas de forma não palnejada e acabam promovendo acidentes em conversões e cruzamentos.

Os gestores de Segurança e SSMA das unidades do Polo Industrial de Camaçari acessaram o material para distribuir para os colaboradores, além de receber instruções da campanha específica para o Carnaval 2014.


ACIDENTES EM CRUZAMENTOS – INSTRUÇÕES

 

No sistema viário do Polo existe uma série de interseções, cruzamentos e rotatórias para alimentar o fluxo de veículos que circulam todos os dias no Complexo Industrial. Nestes trechos têm ocorrido muitos acidentes que poderiam ser evitados se os condutores tivessem mais atenção e prudência nestas situações.

 

Regras de Circulação e Dicas de Segurança

■ Nas rotatórias a preferência é de quem está nela (circundando);
■ Nos cruzamentos não sinalizados a preferência é de quem está à sua direita;
■ Observe com atenção os cruzamentos de vias: redobre a atenção e diminua a velocidade;
■ Mesmo que você esteja na via preferencial, deve redobrar a atenção e prever alguma invasão da via inesperada;
■ Os visitantes do Polo às vezes, erram os acessos e tentam mudar de direção rapidamente para corrigir seu trajeto. Monitore o comportamento de condutores que apresentam este comportamento e mantenha a distância prevendo possíveis manobras bruscas;
■ Nos acostamentos evite fazer conversões próximas de curvas ou em condições de baixa visibilidade. Em casos de acidentes, a região do condutor (porta e janela esquerda) é a mais afetada no impacto de uma colisão.