Segurança do pedestre é foco da Semana Nacional de Trânsito Proteção ao pedestre

Tema da campanha de 2014 vai abordar a proteção e a prioridade do ator mais frágil no trânsito.

O Ministério das Cidades lançou, nesta quinta-feira (18), uma campanha, em conjunto com o Ministério da Justiça  e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), para promover uma conscientização sobre a necessidade de respeitar o pedestre. Trata-se de uma ação da Semana Nacional de Trânsito, que acontece ente os dias 18 e 25 de setembro, e tem como tema a “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade para o pedestre”.

A campanha publicitária pretende conscientizar a sociedade sobre a garantia do direito de ir e vir dos cidadãos, especialmente do pedestre, ator mais frágil no trânsito. Para essa ação, foram desenvolvidas uma série de peças baseadas no conceito: “Pedestre e motorista. Responsabilidade é uma via de mão dupla”.

A ideia reforça a noção de que, no trânsito, a responsabilidade deve ser compartilhada para que motoristas e pedestres convivam de forma pacífica na rua.  Todos são indispensáveis para cumprir a meta de reduzir o número de acidentes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2011, cerca de 11 mil pedestres perderam a vida em acidentes de trânsito.

As peças da campanha, vídeo de 30 segundos para televisão, spot de rádio de 30 segundos, mobiliário urbano e banners para internet, ficam no ar no mesmo período da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro).  No filme para televisão, peça base da ação, uma personagem conversa  ao celular enquanto caminha distraído pela rua.

Ao mesmo tempo, é possível escutar um típico som de telefone em chamada. A personagem é  atropelada e a chamada telefônica atendida. Assim, é possível perceber que se tratava de uma chamada real para descrever a situação de emergência que realmente aconteceu. Durante o vídeo, o público é alertado sobre os cuidados que devem ser tomados tanto por pedestres e motoristas.

Em outra ação da Semana Nacional de Trânsito e em mobilização ao Dia Mundial Sem Carro, o ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, irá inaugurar, no próximo dia 22 de setembro, 30 paraciclos e placas de sinalização em  áreas de convivência de pedestres e ciclistas do Ministério das Cidades. A inciativa do Ministério das Cidades obedece a Lei Estadual nº 4.800/12 que dispõe sobre a obrigação, em certos estabelecimentos, de instalação de bicletários no Distrito Federal.

Cada paraciclo comporta a capacidades de duas bicicletas que podem ser guardadas por funcionários ou público externo.  Os banheiros próximos aos paraciclos também foram reformados para a segurança e o conforto dos ciclistas.

Iniciativa

A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente  por meio de eventos, campanhas e ações educativas voltadas à população. A ação foi estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro, em 1997.

Todos os anos,  o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define o tema que será abordado durante o período. Há dois anos, a semana passou a ser uma das ações da Década Pela Segurança no Trânsito 2011-2020, determinada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

Fonte:Ministério da Justiça

Deixe uma resposta